Suinocultura: Evento faz avaliação e premia melhores produtores de 2019

Com o objetivo de repassar informações técnicas e garantir o alinhamento do setor de suinocultura, a Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo), em parceria com o departamento técnico da Cooperativa Central Aurora Alimentos, realizou, na sexta-feira (21), uma reunião com os empresários rurais que atuam na área da suinocultura.

Na conversa, os produtores puderam enxergar, de forma detalhada, como e quais foram os resultados de cada produtor e da cooperativa no ano de 2019. Segundo o supervisor de suinocultura da Aurora, Wagner Travessini, o evento permite a troca de experiências, o repasse de informações e o fortalecimento do setor, já que reuniu também novos investidores. “Aproveitamos para expor, por exemplo, quais são os desafios encontrados no campo e as soluções que são necessárias. Foi uma reunião de alinhamento e engajamento”, resume.

No final, em forma de incentivo, dois empresários rurais foram premiados pelos resultados alcançados. Dentro dos critérios estabelecidos, Adelmo Comunello e Vilson Pedroso foram premiados em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Travessini frisa que o reconhecimento é uma forma de incentivar o grupo para que todos queiram estar entre os melhores. “O setor depende do tripé – Central Aurora Alimentos, Cooperativa singular e produtor. A Caslo é uma cooperativa que tem dado muito apoio à equipe técnica, entende aonde quer chegar e sabe o que precisa”. Segundo ele, o resultado é reflexo da sintonia entre os três pilares envolvidos.

Lembrando que a suinocultura vive um bom momento, o presidente da Caslo, Valentin Casagrande de Macedo, disse que o encontro inspira e mostra que é preciso manter o esforço e o compromisso. “Nós precisamos que todos os envolvidos estejam alinhados com a atividade”. Sobre a premiação, Macedo espera que sirva de exemplo e inspiração para os demais associados.

Lembrando que a Caslo saiu de uma das últimas posições dentro da Central Aurora Alimentos no setor da suinocultura para ser um exemplo a ser seguido, o presidente afirmar que é possível estar entre os melhores, independente do tamanho. “Em 2017 o resultado da Caslo na suinocultura era um dos piores dentro do sistema Aurora. Conseguimos reverter isso e hoje estamos entre os melhores em resultados. Isso é gratificante, mas precisamos ficar atentos para manter”, observa reconhecendo que essa mudança é consequência de um trabalho conjunto.