É época de colheita!

É época de recompensa para os produtores. Depois de um período de cultivo e incertezas, a colheita chegou com boas novas.

Nas região de São Lourenço do Oeste e de Novo Horizonte, o engenheiro agrônomo da Caslo, Mateus Alberto Griss, atua oferecendo auxílio para as produções, desde o início do processo até o final.

Para a Cooperativa, é muito importante ver os seus parceiros crescendo, por isso, todo esse serviço de acompanhamento com um profissional especializado é gratuito para os clientes e associados. Ainda, o engenheiro da Caslo afirma que sempre são muito bem recebidos pelos produtores e a procura por esse serviço cresce a cada dia.

A fim de entender melhor o processo, Mateus explana que algumas das ações feitas são o acompanhamento de pragas e doenças, apresentação de novos produtos do mercado, análises e recomendações e a assistência para danos e perdas de grãos, entre outras.

Falando um pouco sobre a colheita, hoje, o que está no auge é a soja, com resultados surpreendentes. A produção se encontra acima da média. Em áreas que se esperavam uma média de 65 sacas por hectare, os produtores chegam a colher em torno de 90 sacas por hectare.

A cultivar que se destaca nesse processo, segundo o agrônomo, é a Zeus, estão colhendo muito ela. Ele ainda relata que esse ano as produções tiveram um investimento maior em adubação e produtos químicos de qualidade, o que ajudou ainda mais a gerar esses resultados.

O clima durante o cultivo também influenciou, mesmo com períodos em que a chuva foi escassa, Mateus acredita que em sua maioria foi bom para as plantações e o clima de sol que está constante ajuda na colheita.

Essa época de colheita iniciou no fim de janeiro e irá até, aproximadamente, a primeira quinzena de abril, porém, o período mais forte é o presente. Assim, a dica que ele deixa na hora de fazer essa colheita é a de ter um cuidado maior na hora de regular a máquina e fazer a devida colheita com a soja na umidade certa. O ideal seria entre 14% e 16%, quando ela está mais seca, uma vez que quando verde pode ter seu valor descontado.

O profissional da Caslo relata que a época agora também é a de análise do solo. Uma vez que buscam continuar proporcionando resultados surpreendentes para os amigos proprietários de terras, essa etapa é fundamental para entender os próximos passos.

Para fazer a rotatividade de culturas e não causar danos ao solo, os produtores já estão pensando na próxima safra e, no lugar da soja, a maioria pensa em plantar o trigo ou as pastagens de inverno e essa análise colabora para que a escolha seja certeira.

Por fim, Mateus agradece a confiança e reforça que a Caslo estará sempre disponível para auxiliar em todo o processo. Confira alguns registros feitos pelo agrônomo nessas surpreendentes plantações de soja.