Da reprodução ao abate: como a Caslo colabora com seus produtores associados de gado de corte

O Brasil é destaque na pecuária a nível internacional e isso não é novidade para ninguém! Mas entender o porquê o país é o segundo maior no ranking mundial é importante.

 

Os pecuaristas brasileiros movimentam bilhões na economia, exportando carnes para o mundo todo. Com isso, desperta o desejo no segmento de sempre buscar por inovações, melhorar processos e entregar um produto cada vez melhor aos consumidores.

 

Para produzir o gado de corte com qualidade e muita eficiência, é fundamental o investimento em tecnologia, manejo reprodutivo e nutricional. E isso precisa ser pensado desde a alimentação da Matriz até o desmame do bezerro.

 

Em entrevista com o Técnico em Agronegócio, Neuri Bottin, foi possível compreender a importância de cada etapa das técnicas de reprodução até ao abate e diversos procedimentos que possibilitam tornar a atividade ainda mais produtiva. “Nós, os técnicos, fazemos o acompanhamento do começo ao fim. Em busca de um resultado positivo, conforme planejado.” Reforça Bottin.

 

O que podemos esperar do setor nos próximos anos?

 

No ano de 2021, o consumo de carne a nível mundial deve bater recorde. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o número deve passar de 60 milhões de toneladas, representando um ganho de 1,6% em relação a 2020. A carne bovina, por sua vez, deve crescer quase 1 milhão de toneladas.

 

O aumento da demanda e do consumo global, proporcionam um ótimo cenário de crescimento para o Brasil. Hoje, o país é um dos mais importantes produtores de carne bovina do mundo. Isso é resultado de décadas de investimentos em tecnologia, tornando-o competitivo e chegasse ao mercado de 150 países.

 

Bottin reforça que o gado de corte está passando por um momento muito bom no Brasil, está em ascensão. “O produtor precisa de resultado rápido, que a Matriz tenha uma cria por ano de forma saudável e que o bezerro cresça com saúde” finaliza.

 

Tecnologia gerando valor para pessoas e para o setor!

 

As pessoas vêm em primeiro lugar! Norteados pelos princípios que regem o cooperativismo, a Caslo sustenta um universo de empresários rurais em diversas atividades, e também, no setor manejo e criação de bezerros de gado de corte.

 

Contudo, é importante destacar a evolução tecnológica e inovações para poder chegar ao resultado de melhores cortes aos consumidores. Bottin comenta que a Cooperativa possui associados que já fazem o uso da genética avançada. “Já contamos com associados que fazem coleta de embriões e possuem Matriz doadoras.”

 

Além da tecnologia, o planejamento, o alinhamento de objetivos de negócios da propriedade e força da família, são pontos importantes para alcançar os objetivos traçados pelo produtor. “Com protocolos de criação e processos alinhados, nossos cooperados entregam qualidade e segurança na entrega dos bezerros para corte.” Aponta Bottin.

 

Cooperativa Caslo presta atendimento próximo e humanizado aos cooperados

 

Com seus técnicos em agronegócio, o acompanhamento com o produtor é constante e próximo. Conhecimento, informação e técnicas são importantes, mas acompanhar o desenvolvimento de todo o processo e o alcance dos resultados é o diferencial.

 

Investir em genética, calendário de vacinação e suplementos minerais, fará diferença lá na frente, o consumidor terá um corte de maior qualidade. A Caslo possui produtos excelentes para a criação de bezerros. Fazendo com que tenham um excelente ganho de peso em pouco tempo. O desmame acontece aos seis meses, sem prejudicar a saúde da Matriz, utilizando da técnica de suplementação no cocho.

 

“Recomendo investir no setor, ir além e trazer novidades. É importante saber qual raça, qual cruzamento que a propriedade irá usar. Entregando melhores bezerros e manter a saúde da Matriz é primordial.” Finaliza Bottin.

 

Foto: Fazenda São Marcos – Braford / Proprietário: Vilmar Dalzochio