Bem-estar animal: dicas de como cuidar dos suínos

O bem-estar animal é um tema muito em voga nos dias de hoje. Criar animais para sua posterior venda é uma atividade muito comum na região, mas o que não se pode faltar durante todo o processo é o cuidado e respeito para com cada um deles.

 

De acordo com o gerente da Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo), Odair Bottin, o ramo da suinocultura está em um de seus melhores momentos, especialmente em relação à exportação. Portanto, o cuidado com os suínos deve ser primordial para que tanto o produtor quanto a indústria saírem ganhando. Por isso, ele separou algumas dicas de como fazer isso:

 

Como as temperaturas andam elevadas, por conta da proximidade com o verão, a atenção deve ser redobrada na baia. Molhar os suínos com frequência é uma das táticas sugeridas por Odair para diminuir o stress e promover uma condição ideal para que os suínos se levantem e se alimentem.

 

Mesmo a região passando por um sério período de falta de água, o produtor deve encontrar meios de fazer isso e deixar a água disponível no bebedouro sempre limpa e potável.

 

Manter o ambiente onde estão os suínos sempre limpo e arejado, com uma ventilação que não deixe elevar a umidade, diminuir a quantidade nos alojamentos, para que haja mais espaço são algumas outras dicas de acordo com essa estação.

 

Além disso, um cuidado que deve ser constante e não somente nos dias quentes é em relação as instalações. Elas devem ser seguras, sem tijolos e materiais quebrados, para que os suínos não se machuquem e posteriormente isso não se acarrete em problemas no frigorífico.

 

Cada produtor deve se responsabilizar em promover um ambiente adequado para seus suínos, afinal o bem-estar do animal deve ser prioridade nessa situação.