Assistência Técnica nas Plantações de Soja
A Cooper Caslo vem, há alguns anos, oferecendo assistência técnica para as propriedades, com profissionais qualificados e formados na área. Esse auxílio é gratuito e traz muitos benefícios para os produtores, uma vez que conseguem receber uma segunda opinião sobre a safra.
O Edison Zago, técnico da cooperativa, trabalha com as filiais de Três Voltas e Jupiá e realiza, em média, quatro a cinco visitas em propriedades por dia. Ele relata que, por conta do clima, muitas plantações sofreram, já que tiveram um longo período de estiagem e depois uma estação de chuva contínua.
Hoje em dia, a assistência trabalha de forma preventiva, para que os produtores possam garantir uma grande colheita. Mas, muitas vezes, as pragas conseguem se instalar e o produtor, juntamente com o técnico, buscam medidas rápidas e eficazes para o controle, com produtos curativos e de qualidade.
Atualmente, na região em que o técnico atua, as doenças de final de ciclo estão ocorrendo com maior incidência nas plantações de soja e por isso o Edison, vem alertando e buscando alternativas para os clientes da Caslo.
Assim, para os produtores ficarem atentos, as doenças mais incidentes nesse período são a Antracnose, que é uma doença causada pelo fungo do gênero Colletotrichum, capaz causar danos irreversíveis nas culturas. Ela diminui a produtividade e acaba afetando o lucro do produtor. E a Ferrugem Asiática, também é causada por um fungo, o Phakopsora pachyrhizi, e causa igualmente grandes danos na produção.
Ainda, o técnico da Caslo reforça que a safra atual foi muito baseada na inconstância do clima, fazendo com que grande parte da soja já fosse colhida, Assim, outra dica que ele deixa é a dos produtores alternarem a produção. Mesmo a soja estando aquecida no mercado, o solo precisa de uma rotatividade para melhor produtividade. Então, no espaço em que a soja foi retirada, o ideal seria plantar outra cultura, como feijão ou milho, para intercalar.
Essa assistência oferecida pela cooperativa, auxilia o produtor do início ao fim, desde o plantio até a colheita, oferecendo um acompanhamento completo. Durante o processo, eles orientam levando em consideração o mercado, a região, o clima e diversos outros fatores relevantes. Também são feitas análises de solo, acompanhamento e eles buscam melhores opções para possíveis doenças e levam até o produtor as novidades do mercado.
Por ser um investimento alto, esse feito nas plantações, o auxílio é essencial para que a lucratividade seja maior, uma vez que oferece maior segurança e apoio. Os técnicos estão sempre disponíveis para as ocorrências e com prontidão vão até as propriedades. O objetivo da Caslo com isso é apoiar a região, oferecendo oportunidades para todos crescerem juntos! Confira alguns dos registros feitos nas visitas pelos técnicos!